Páginas

Endometriose

O que é Endometriose?

É uma doença que acomete mulheres em idade reprodutiva que consiste na presença de endométrio em locais fora do útero.

Tá, mas, algumas devem estar perguntando, o que é endométrio?
Ele é uma camada espessa que se forma no útero através de estímulos hormonais todo mês a fim de "aninhar" o possível bebêzinho que pode chegar. Se no mês o bebêzinho não veio ele é eliminado: a menstruação!

Assim como no útero, o endométrio encontrado fora de onde normalmente deveria estar, também é produzido através de estímulos hormonais.

Em que locais a endometriose pode aparecer?
Os locais mais comuns são: Atrás do útero, no chamado "fundo de Saco de Douglas", no tecido entre a vagina e o reto , chamado de "Sépto reto-vaginal", nas trompas, nos ovários, no intestino, nos ligamentos do útero, na bexiga, e na parede da pélvis.

Veja na figura abaixo:


Qual a diferença entre endometriose superficial e profunda?
A diferença é que na superficial os focos de endometriose pentram menos de 6 milímetros no tecido afetado. Na profunda essa penetração já é maior.

Quais os sintomas que ela pode causar?
Quando existem poucos focos de endometriose e ela não é profunda quase não existe dor e outros sintomas. Geralmente os sintomas vão aparecendo à medida que o estágio da doença avança. (Isto não é regra ok, existem casos onde a doença está num estágio superficial e a mulher tem muitos sintomas, e outros casos onde o estágio é bem avançado e os sintomas quase não existem)

Principais sintomas:

- Dores pélvicas: No início a cólica é forte apenas no período da menstruação (às vezes nem levanta suspeitas de endometriose) mas com o passar do tempo a dor pode aparecer fora do período menstrual.
- Dor durante o ato sexual: Essa dor geralmente é sentida na penetração mais profunda.
- Dor ao evacuar e eventualmente sangramento anal no período menstrual.
- Dor ao urinar e eventualmente sangue na urina no período menstrual.
- Irregularidade menstrual: Geralmente ocorrem sangramentos fora de época e o fluxo aumenta bastante.
- Dor acentuada nos ovários no período da ovulação: Aquela dorzinha do ladinho que indica ovulação, em algumas mulheres que apresentam endometriose são bem mais intensas.
- Dificuldades de engravidar: Na maioria das vezes a mulher só descobre que tem endometriose quando está fazendo exames para descobrir a causa na demora para conseguir seu bebêzinho.

O que causa a Endometriose?
Não há uma causa específica para a doença. Uma das teorias é que durante a menstruação, algumas células do endométrio, sejam enviadas pelas trompas para dentro do abdômen. Outros especialistas dizem que trata-se de uma doença genética.

Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito a partir dos sintomas relatados pela paciente e geralmente por ultrassom endovaginal, mas a certeza da doença é tida depois de realizada uma laparoscopia (cirúrgia) onde os focos da endometriose são retirados e levados para uma biópsia.

Tratamento:

Infelizmente ainda não há cura para a endometriose. Mas a dor e os sintomas podem ser diminuídos.
No geral o tratamento consiste em:
- Aliviar as dores com medicação
- Nos casos de endometriose num estágio leve e quando a mulher não quer engravidar, o anticoncepcional é um bom aliado, já que a estimulação ovariana não existe e o quadro da doença é atenuado e não progride a cada ciclo.
- Nos casos das mulheres que querem engravidar o tratamento pode ser feito através de cirurgia para a retirada dos focos de endometriose e tratamento hormonal específico (alguns casos só o tratamento hormonal já surte efeito em outros é necessário os dois)

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré